Fotografia de Diana Quintela
Texto publicado no Dinheiro Vivo
Quando conversava com os pais, percebeu que dos vários desenhos que fez em criança não restava nem um para amostra. Este foi o mote para a Menina Inclinada, o projeto de Susana Araújo, arquiteta: “A ideia é tornar eternos os desenhos das crianças”, explicou. Sob a forma de boneco, ou de almofada.
A primeira coisa que havia a fazer era aprender a costurar. Decidiu fazê-lo sozinha, comprou uma máquina e hoje é capaz de transpor do papel para os tecidos qualquer desenho. “Para mim, as limitações começam a surgir no caso dos mais velhos, quando o grau de pormenor é grande.
Os meus bonecos têm partido de desenhos de crianças entre os 2 e os 12 anos”, explicou. O preço-base de cada boneco é de 30 euros, mas consoante os detalhes pode chegar aos 80. E o processo é simples, basta enviar o desenho da criança através de e-mail. Susana já tem uma lista de encomendas que vai até agosto do próximo ano. Isto porque, adiantou, “em média, demoro cerca de duas semanas a concretizar um boneco porque, para já, só dedico à Menina Inclinada todos os meus tempos livres”.
O site http://www.meninainclinada.com foi lançado em fevereiro deste ano – o logótipo é da autoria da arquiteta – e, para já, Susana ainda não faz planos para viver deste seu novo projeto. “Para me tornar independente teria de fazer um a dois bonecos por dia, e isso ainda não é possível”, explicou. Mas a verdade, admite, é que “não sabemos o que o futuro nos pode reservar, já que a curiosidade e a adesão aos meus bonecos tem sido muita”. Em junho, deu mais um passo e registou a marca Menina Inclinada.
Gostei muito do artigo Silvia! Muito obrigada e um grande beijinho!!
Obrigada Susana ❤ muito sucesso!
Olá!
Adorei o artigo!
Parabéns pelo blog Sílvia! Estarei sempre acompanhando…
Gostaria de deixar uma página de arte para as crianças: http://www.obrasdarte.com/desenhos-para-colorir/
É só fazer download e pintar!
Beijos,
Aline.